Mariana Marote

Árvore de referência | Reference tree

Populus nigra L. [choupo negro | black poplar]

 

2015

Fotograma solar, cianótipo em papel de aguarela.

Solar photogram, cyanotype on watercolour paper.

prova única | unique

50 x 137 cm (cada)| 50 x 137 cm (each)

 

série de 3 trabalhos | series of 3 works

Mostras /exhibitions

Memória descritiva

Populus nigra, ser de vento, enquadra-se num projeto, iniciado em 2010, de fotogramas solares pelo processo do cianótipo, que tem como referência árvores da espécie Populus nigra.

 

A proposta funda-se na captação das dinâmicas das árvores e do seu ambiente circundante, através do registo de diferentes tempos interligados e simultâneos - o tempo horário, a época sazonal, o ciclo da árvore, o tempo de formação química da imagem.

 

Esta série em particular desenvolve-se a partir de quatro demorados abraços a uma mesma árvore da espécie. O suporte fotoquímico, sensibilizado com sais de ferro, actua como intermediário desses abraços, pelo que o enquadramento é determinado pelas possibilidades físicas da artista em segurar o suporte entrelaçado na árvore. Em quatro posições diferentes em relação ao sol, os vestígios dos tempos da árvore e do fogo do sol, são captados pela camada química onde as sombras se revelam em luz. Os abraços são também indiciados nas extremidades das imagens, onde as mãos da artista seguraram o papel durante o processo de sensibilização do cianótipo.

 

O vento, não só o sopro, mas também a mobilidade própria do corpo da artista, vem atribuir uma característica de arrastamento e sobreposição nas imagens.

© Mariana Marote. 2018.

Created by Mariana Marote